Memorial Autobiográfico
Texto acadêmico autobiográfico no qual se analisa de forma crítica e reflexiva a formação intelectual e profissional, explicitando o papel que as pessoas, fatos e acontecimentos mencionados exerceram sobre si. Adota-se a hipótese de que nesse trabalho de reflexão autobiográfica, a pessoa distancia-se de si mesma e toma consciência de saberes, crenças e valores, construídos ao longo de sua trajetória. Nesse exercício, ela se apropria da historicidade de suas aprendizagens (trajeto) e da consciência histórica de si mesma em devir (projeto). Convém lembrar que o retorno sobre si também conduz a pessoa a se ver como os outros a veem. E isso implica contradições, crises, rejeições, desejos de reconhecimento, dilemas...
Maria da Conceição Passeggi
O presente
memorial tem como objetivo recuperar minha trajetória acadêmica durante a
formação inicial em Pedagogia, lançando um novo olhar para a prática
docente.
Para tanto,
será feita uma revisão das experiências vividas durante o estágio docente
obrigatório, realizado na Escola da Serra, no período de 2012 a 2015,
relacionando essas experiências com a teoria estudada no curso, priorizando o
material didático dos Guias de Estudo - Veredas e o material complementar do Núcleo
de Educação Infantil e Ensino Fundamental, do Núcleo de Conteúdos Pedagógicos e
do Núcleo de Integração.
Essa
iniciativa corresponde à concepção de formação docente do curso de Pedagogia da
Universidade Federal de Minas Gerais/Universidade Aberta do Brasil (UFMG/UAB),
que tem como objetivo“organizar a formação
docente de acordo com o esquema de ação→reflexão→ação ressignificada e
aperfeiçoada, articulando teoria e prática em todos os momentos, desde o início
do curso.” (UFMG, 2012, p. 5, p. 11-12, p. 16), o que significa que há a
intenção de formar o professor reflexivo, que sabe aliar a prática à teoria,
usando esta a seu favor sempre que necessário (PERES, 2002, p. 187, p. 193). Corresponde também ao que se chama releitura da prática, na qual a prática é revisada e relacionada à teoria, possibilitando a conscientização sobre as razões de certas ações (SANTOS, 2002).
Nesse sentido, o estágio é um campo de conhecimento, de reflexão e pode se tornar também campo de pesquisa, sendo "componente curricular e eixo central nos cursos de formação de professores e apresenta os aspectos indispensáveis à construção do ser profissional docente, no que se refere à construção da identidade, dos saberes e das posturas necessárias" (PIMENTA; LIMA, 2004, p. 29).
Finalmente, como dizem Cole e Cole (2003, p. 16) "nada é tão prático como uma boa teoria. Um entendimento profundo de como as crianças se desenvolvem requer familiaridade não apenas com as vidas cotidianas dessas crianças mas, também, com teorias [...]".
Nesse sentido, o estágio é um campo de conhecimento, de reflexão e pode se tornar também campo de pesquisa, sendo "componente curricular e eixo central nos cursos de formação de professores e apresenta os aspectos indispensáveis à construção do ser profissional docente, no que se refere à construção da identidade, dos saberes e das posturas necessárias" (PIMENTA; LIMA, 2004, p. 29).
Finalmente, como dizem Cole e Cole (2003, p. 16) "nada é tão prático como uma boa teoria. Um entendimento profundo de como as crianças se desenvolvem requer familiaridade não apenas com as vidas cotidianas dessas crianças mas, também, com teorias [...]".
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