ESCOLA DA SERRA: BREVE HISTÓRICO


A escola funciona em um prédio, antes um Convento dos Dominicanos, que a partir da década de 70 abrigou o IPAMIG - Instituto de Psicologia Aplicada de Minas Gerais. Em 1991 teve início o funcionamento de uma escola de ensino fundamental, com cerca de setenta alunos.



Em 2003 esteve na iminência de acabar e sua continuidade deveu-se à mobilização dos pais dos alunos, que apoiaram um deles na aquisição da Escola.



A instituição oferece desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A proposta pedagógica é construtivista de caráter sócio-interacionista, baseada essencialmente nos princípios epistemológicos de Jean Piaget, incorporando contribuições de Vygotsky, Antonin Makarenko, Maria Montessori, Paulo Freire, entre outros.



A metodologia de ensino prioriza os projetos e é organizada em ciclos. São dois ciclos na Educação Infantil (2 a 3 anos; 4 a 5 anos), três ciclos de três anos no Ensino Fundamental (6, 7, e 8 anos; 9, 10 e 11 anos; 12, 13 e 14 anos) e um ciclo de três anos no Ensino Médio (15, 16 e 17 anos). A escola trabalha com conceito que são resultado da avaliação dos professores e da autoavaliação dos estudantes.



A logomarca da escola remete à Serra do Curral, cartão postal da cidade e local próximo ao bairro onde fica localizada. Trata-se de uma escola muito bonita que preza a estética do ambiente. É decorada com os trabalhos realizados pelos estudantes e, por isso, a decoração da escola é modificada anualmente.



Outro ponto que vale ressaltar é a facilidade de acesso às informações sobre a Escola. O site institucional[1] oferece o nome completo de todos os funcionários atuais da escola e dos que já trabalharam nela e o Projeto Pedagógico e Regimento Escolar na íntegra para ser baixado por qualquer visitante.


LOCALIZAÇÃO E PÚBLICO

A escola fica localizada no bairro Serra, um bairro de classe média próximo ao Aglomerado da Serra, na região centro-sul de Belo Horizonte. O público atendido pela escola é, portanto, de estudantes de classe média e de estudantes bolsistas moradores do Aglomerado.


O entorno escolar é caracterizado principalmente por prédios residenciais e por acesso amplo a diversos tipos de comércio.



Sua localização é marcada pela proximidade com ruas e avenidas importantes como a Rua do Ouro, a Rua Estevão Pinto, a Av. Bandeirante e a Av. Afonso Pena. Por isso, a escola fica próxima de farmácias, padarias, postos de gasolina, lanchonetes, restaurantes, clínicas diversas (odontológica, de psicologia, veterinária), bares, supermercados, lavanderia, escolas de cursos livres (música, dança, yoga), lojas de móveis e decoração, etc.



São várias as linhas de ônibus que atendem o entorno da escola devido à sua proximidade às ruas e avenidas citadas. Além disso, a proximidade com a Av. Afonso Pena permite o acesso também através da utilização de táxis-lotação.



A dois quarteirões da escola tem uma pracinha limpa e arborizada. A pracinha não tem brinquedos, é pequena, mas pode ser utilizada para jogos e brincadeiras como "Corre Cutia" ou "Fonte do Tororó", que demandam pouco espaço físico e pouca mobilidade. Isso é importante porque as ruas próximas da pracinha são movimentadas.



Em 2014 a escola passou a manter a Praça da Bandeira, localizada no bairro Mangabeiras em Belo Horizonte.



AMBIENTE FÍSICO ESCOLAR E AMBIENTE EDUCATIVO



O espaço físico da Escola da Serra é descrito no Projeto Político Pedagógico (2013, p.62-53), onde são listados todos os ambientes existentes na instituição, assim como todas as mudanças recentes.



Na versão 2013 do PPP (revisada e atualizada para o ano letivo de 2014), foram inseridas as modificações ocorridas no decorrer de 2013: adequação dos “espaços para os Auxiliares Pedagógicos, para os escaninhos da educação infantil, para as aulas de música e para o Grêmio Estudantil”.



Durante as férias de dezembro (2013) e janeiro (2014) a Escola da Serra passou por algumas reformas para abrigar os trabalhos do 2º e 3º ciclos e do Ensino Médio a partir de 2014. Esta reforma consistiu em derrubar algumas paredes de salas de aula, construindo assim um salão no qual os alunos tem aulas por ciclo e não mais por turma, com monitoramento feito por grupos de professores.



Outra mudança realizada em 2014 foi a reorganização do espaço escolar. Foram elas: diminuição do número de salas da Ed. Infantil de seis para quatro salas; as 9 salas de aula destinadas ao Ensino Fundamental e Médio foram reorganizadas em 3 salas de aula do 1º ciclo do Ensino Fundamental; 2 salões para o 2º ciclo (à tarde), 3º ciclo e Ensino médio (pela manhã); foi construída a sede para o Grêmio Estudantil; uma das quadras esportivas foi reformada.



Entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015, a escola passou por uma grande reforma estrutural: o 1º Ciclo (6, 7 e 8 anos) foi reorganizado e as crianças de 6 anos agrupadas em uma turma com cerca de 25 alunos (Alfabetização) e as crianças de 7 e 8 anos agrupadas em uma única turma, com 64 vagas em um salão.



A Escola da Serra possui, em 2015:





Andar Térreo:

Estacionamento para 12 automóveis

Hall de entrada

Recepção, almoxarifado e sala de reprografia

Sala da Secretaria Escolar

2 salas da Área Administrativo-financeira

Sala de Atendimento e Reuniões

Sala da Coordenação Pedagógica

Sala da Área de Comunicação e CPD

Sala dos Professores

Sala dos Auxiliares de Coordenação

Sala da Direção

Sala do Núcleo de Psicologia

Sala de Repouso

Salão ambiente do 1º ciclo do Ensino Fundamental

Sala para atividades de alfabetização (anexa ao Salão ambiente do 1º ciclo)

Cozinha pedagógica (anexa ao Salão ambiente do 1º ciclo)

Salão ambiente de Ciências Naturais e Matemática

Laboratório Científico (anexo ao Salão ambiente de Ciências Naturais)

Salão ambiente de Ciências Humanas e Sociais e Linguagens

2 salas de apoio aos Salões ambiente

Salão ambiente do 1º ciclo da Educação Infantil

Salão ambiente do 2º ciclo da Educação Infantil

Pátio exclusivo da Educação Infantil, com tanque de areia, playground, casinha de brincar

Sala para a guarda de equipamentos esportivos

2 vestiários (masculino e feminino)

Sala de artes

Sala de música

Sala do Grêmio Estudantil

Auditório com capacidade para até 180 pessoas, com camarim e banheiros anexos

Salão multiuso, tendo anexos Sala de vídeo e Sala de apoio às 7 bibliotecas específicas que, juntas, possuem acervo superior a 12.000 volumes

Área de Apoio (serviços gerais) com depósitos e copa

Cantina

Sala de apoio à Cantina

8 banheiros de alunos

3 banheiros de funcionários

1 banheiro para visitantes

3 depósitos (mobiliário, manutenção, eletrônicos)

1 quadra poliesportiva coberta

1 quadra de peteca e voleibol

Um tanque circular com ducha

Arena multiuso

Área livre de 2.000 m2 com playground, palco, horta e área para redes.

  (ESCOLA DA SERRA, 2014, p. 68-69)





A escola também adquiriu novos armários para as salas de aula, construídos sob medida para melhor aproveitamento do espaço físico dentro das salas, uma vez que a dinâmica das aulas inclui atividades feitas nas carteiras e nas rodinhas.



PARTE EXTERNA



A fachada da escola é verde claro, verde escuro e terra. Na entrada há uma placa de identificação com o nome da Escola, o telefone e o site.



O portão principal conduz à Secretaria e ao estacionamento. Ao lado da entrada para a Recepção, há o afresco "Encontro em Emaús" de Emeric Marcier, que foi recentemente restaurado pelo artista plástico argentino Eduardo Daniel Viale[2]. Nesta entrada há uma rampa para acesso de pessoas cadeirantes ou que possuem qualquer outra necessidade especial de locomoção.



(a)

(b)










FIGURA 1 - Entrada principal da Escola da Serra (2012)
a) Vista da entrada principal, destacando a rampa de acesso para cadeirantes.
b) Afresco "Encontro em Emaús".



Os jardins são permanentemente cuidados por funcionários dos Serviços Gerais e é um dos locais de encontro entre estudantes adolescentes após a saída da aula ministrada no turno da manhã.



Há também entradas específicas para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental. Neste caso, a Escola da Serra tem muito cuidado com os portões de acesso e há sempre um funcionário cuidando da entrada e da saída dos estudantes quando os portões estão abertos.



A escola é limpa e organizada e a manutenção do ambiente é responsabilidade de toda a comunidade Escolar.






[1] www.escoladaserra.com.br
[2]http://www.Escoladaserra.com.br/site/conteudo.asp?id=12

Nenhum comentário:

Postar um comentário