REFERÊNCIAS

AMARAL, Ana Lúcia; AZZI, Sandra. Especificidade do trabalho docente: prática pedagógica e prática social. In: SALGADO, Maria Umbelina Caiafa; MIRANDA, Glaura Vasques de (org). Veredas: formação superior de professores. Módulo 6, Volume 3, Unidade 3. Belo Horizonte: SEE-MG, 2004. p. 61-70. (Coleção Veredas)
ARAÚJO, José Newton Garcia de. Psicologia da educação II: os afetos e o fazer escolar. In: SALGADO, Maria Umbelina Caiafa; MIRANDA, Glaura Vasques de (org). Veredas: formação superior de professores. Módulo 6, Volume 1, Unidade 1. Belo Horizonte: SEE-MG, 2004. p. 123-154. (Coleção Veredas)
ARAÚJO, José Newton Garcia de. Psicologia social: a vida grupal e a participação na comunidade escolar. In: SALGADO, Maria Umbelina Caiafa; MIRANDA, Glaura Vasques de (org). Veredas: formação superior de professores. Módulo 4, Volume 4, Unidade 3. Belo Horizonte: SEE-MG, 2003. p.117-146 (Coleção Veredas)
AZZI, Sandra. Ação docente e sala de aula: avaliação de sistema, avaliação de desempenho escolar e ação docente. In: SALGADO, Maria Umbelina Caiafa; MIRANDA, Glaura Vasques de (org). Veredas: formação superior de professores. Módulo 6, Volume 3, Unidade 3. Belo Horizonte: SEE-MG, 2004. p. 39-61. (Coleção Veredas)
BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 49 ed. São Paulo, Edições Loyola, 2007. 186 p.
BERTONI, Nilza Eingenheer. Matemática I: alargando fronteiras. In: SALGADO, Maria Umbelina Caiafa; MIRANDA, Glaura Vasques de (org). Veredas: formação superior de professores. Módulo 1, Volume 1, Unidade 1. Belo Horizonte: SEE-MG, 2002a. p. 41-63. (Coleção Veredas)
BRASIL. Piso salarial do magistério é de R$1.917,78. O reajuste em janeiro deste ano foi de 13,01%. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=21042&Itemid=382. Acesso em 19 jul. 2015.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. 142p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf. Acesso em 31 mai. 2015.
COLE, Michael; COLE, Sheila R. 4 ed. O desenvolvimento da criança e do adolescente. Porto Alegre: Artmed, 2003. 800 p.
DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas. Bases pedagógicas do trabalho escolar: formas de organização do trabalho escolar. In: SALGADO, Maria Umbelina Caiafa; MIRANDA, Glaura Vasques de (org). Veredas: formação superior de professores. Módulo 5, Volume 2, Unidade 2. Belo Horizonte: SEE-MG, 2004. p. 157-185. (Coleção Veredas)
DIEESE. Cesta básica nacional: metodologia. 1993. Disponível em: <http://www.dieese.org.br/metodologia/metodologiaCestaBasica.pdf>. Acesso em 11 jun. 2015.
DIEESE. Cesta básica nacional: salário mínimo nominal e necessário. Disponível em: http://www.dieese.org.br/analisecestabasica/salarioMinimo.html. Acesso em 19 jul. 2015.
DINIZ, Debora; TERRA, Ana. Plágio: palavras escondidas. Brasília: LetrasLivres; Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2014. Resenha de: BELO, Alessandra Junho Gama. Pensar a Educação, em Pauta, Ano III - Edição 082, 15 mai. 2015. Disponível em: <http://www.pensaraeducacaoempauta.com/#!alessandra-belo-15mai/c1xgc>. Acesso em 01 jun. 2015.
DOIS PONTOS UFMG. Licenciatura: por que poucos querem ser professor? Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais. 2015. Vídeo (57:47 min.), son. color. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=k9KaGnfAlaY>. Acesso em 11 jun. 2015.
ESCOLA DA SERRA. Projeto Pedagógico e Regimento Escolar: consolidados em um só documento conforme orientação o Parecer nº 1132/97 do CEE-MG. Revisado e atualizado para o ano letivo de 2015. Dez. 2014.  81 p.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de. História da Educação: os professores e a profissão docente. In: SALGADO, Maria Umbelina Caiafa; MIRANDA, Glaura Vasques de (Org.). Veredas: formação superior de professores. Módulo 3, Volume 4, Unidade 4. Belo Horizonte: SEE-MG, 2003. p. 113-140. (Coleção Veredas)
FLAVELL, John H. A psicologia do desenvolvimento de Piaget. 3.ed. Tradução de Maria Helena Souza Patto. São Paulo: Livraria Pioneira Editora. 1965. 479 p.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não. São Paulo: Editora Olhos d’Água. 1997. 84 p. Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/paulofreire/paulo_freire_professora_sim_tia_nao.pdf>.Acesso em 06 jun. 2015.
GOULART, Maria Inês Mafra. Psicologia da educação I: concepções da psicologia sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem. In: SALGADO, Maria Umbelina Caiafa; MIRANDA, Glaura Vasques de (Org.). Veredas: formação superior de professores. Módulo 3, Volume 2, Unidade 2. Belo Horizonte: SEE-MG, 2004. p. 127-155. (Coleção Veredas)
LA TAILLE, Yves de. Desenvolvimento moral: a polidez segundo as crianças. Cad. Pesqui.,  São Paulo,  n. 114, p. 89-119, nov.  2001. Disponivel em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n114/a04n114.pdf>. Acesso em 5 jun. 2015.

LEITE, Lúcia Helena Álvarez. Texto básico: projetos interdisciplinares. In: SALGADO, Maria Umbelina Caiafa; MIRANDA, Glaura Vasques de (org). Veredas: formação superior de professores. Módulo 7, Projetos de Trabalho Interdisciplinares. Belo Horizonte: SEE-MG, 2005. p. 15-45. (Coleção Veredas)

OLIVEIRA, Bernardo Jefferson de. Antropologia e Educação: a formação cultural. In: SALGADO, Maria Umbelina Caiafa; MIRANDA, Glaura Vasques de (org). Veredas: formação superior de professores. Módulo 1, Volume 1, Unidade 1. Belo Horizonte: SEE-MG, 2002a. p. 65-90. (Coleção Veredas)

OLIVEIRA, Bernardo Jefferson de. Antropologia e educação: a unidade e diversidade do humano. In: SALGADO, Maria Umbelina Caiafa; MIRANDA, Glaura Vasques de (Org.). Veredas: formação superior de professores. Módulo 1, Volume 2, Unidade 2. Belo Horizonte: SEE-MG, 2002b. p. 67-92. (Coleção Veredas)

PASSEGGI, Maria da Conceição. Memorial de formação. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Fraga (Coord.). Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CD-ROM. Disponível em: <http://trabalhodocente.net.br/?pg=dicionario-verbetes&id=118>. Acesso em 28 mai. 2015. (Coleção Veredas)
PERES, Eliane Terezinha. Escola - campo da prática pedagógica: a formação inicial e a prática docente. In: SALGADO, Maria Umbelina Caiafa; MIRANDA, Glaura Vasques de (Org.). Veredas: formação superior de professores. Módulo 3, Volume 2, Unidade 2. Belo Horizonte: SEE-MG, 2002. p. 175-197. (Coleção Veredas)
PERES, Eliane Terezinha. Escola - campo da prática pedagógica: a formação em serviço e a prática profissional. In: SALGADO, Maria Umbelina Caiafa; MIRANDA, Glaura Vasques de (Org.). Veredas: formação superior de professores. Módulo 3, Volume 3, Unidade 3. Belo Horizonte: SEE-MG, 2003. p. 175-198. (Coleção Veredas)
PERES, Sebastião Peres. Dinâmica psicossocial da classe: escola, inclusão, integração. In: In: SALGADO, Maria Umbelina Caiafa; MIRANDA, Glaura Vasques de (org). Veredas: formação superior de professores. Módulo 6, Volume 4, Unidade 4. Belo Horizonte: SEE-MG, 2004. p. 141-171. (Coleção Veredas)
PIAGET, Jean. A epistemologia genética. 2. Ed. Tradução: Nathanael C. Caixeiro, Zilda Abujamra Daeir, Celia E. A. Di Piero. São Paulo: Abril Cultural, 1983. 64 p. (Os Pensadores).
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC — Livros Técnicos e Científicos Editora S.A. 1978. 370 p.
PIAGET. Psicologia e Pedagogia. 5 ed. Tradução de Dirceu Accioly Lindoso e Rosa Maria Ribeiro da Silva. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 1980. 184 p.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004. 296 p. (Coleção Docência em Formação. Série Saberes Pedagógicos).
PINHEIRO, Maria Eveline. Gestão democrática: gestão democrática: gerando uma nova cultura na escola. In: SALGADO, Maria Umbelina Caiafa; MIRANDA, Glaura Vasques de (Org.). Veredas: formação superior de professores. Módulo 4, Volume 2, Unidade 2. Belo Horizonte: SEE-MG, 2003. p. 147-173. (Coleção Veredas)
PONDÉ, Glória; RICHE, Rosa Maria Cuba. Linguagem: a intencionalidade da linguagem. In: SALGADO, Maria Umbelina Caiafa; MIRANDA, Glaura Vasques de (Org.). Veredas: formação superior de professores. Módulo 1, Volume 1, Unidade 1. Belo Horizonte: SEE-MG, 2002a. p. 21-41. (Coleção Veredas)
PONDÉ, Glória; RICHE, Rosa Maria Cuba. Linguagem: a linguagem como enunciação. In: SALGADO, Maria Umbelina Caiafa; MIRANDA, Glaura Vasques de (Org.). Veredas: formação superior de professores. Módulo 1, Volume 1, Unidade 1. Belo Horizonte: SEE-MG, 2002b. p. 19-40. (Coleção Veredas)
PORTAL BRASIL. Educação. Tire suas dúvidas sobre o piso salarial dos professores. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/educacao/2015/02/tire-suas-duvidas-sobre-o-piso-salarial-dos-professores>. Acesso em 11 jun. 2015.
RICCI, Cláudia; MOURA, Selma. Estágio curso pedagogia UAB UFMG. s/d. 145 p.
SALGADO, Maria Umbelina Caiafa; MIRANDA, Glaura Vasques de (org). Veredas: formação superior de professores. Módulo 7, Volume 1, Apresentação. Belo Horizonte: SEE-MG, 2004. p. 11-12. (Coleção Veredas)
SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão. Educação, família e sociedade: diferentes formas de pensar as relações entre família, escola e sociedade. In: SALGADO, Maria Umbelina Caiafa; MIRANDA, Glaura Vasques de (Org.). Veredas: formação superior de professores. Módulo 1, Volume 4, Unidade 4. Belo Horizonte: SEE-MG, 2002. p. 159-182. (Coleção Veredas).
SOUZA, Luiz Carlos de; DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas (Org.); COSTA, Tânia Margarida Lima (Org.). O memorial como autobiografia formativa. Belo Horizonte: UFMG, Faculdade de Educação, 2009. 36 p. (Conhecimentos Pedagógicos).
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Projeto pedagógico do curso de Pedagogia UAB-UFMG. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, out. 2012. 1 CD-ROM. (Publicações)
VIEIRA, Therezinha. O aluno com Síndrome de Down e a educação escolar. In: SALGADO, Maria Umbelina Caiafa; MIRANDA, Glaura Vasques de (Org.). Veredas: formação superior de professores. Módulo 7, Volume Eletiva 3, Unidade 2. Belo Horizonte: SEE-MG, 2005. p. 35-65. (Coleção Veredas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário