terça-feira, 14 de julho de 2015

Sequência didática nos projetos de trabalho

A Escola da Serra adota os projetos de trabalho. No decorrer do curso, fiquei sempre muito confusa quando estudava planejamento, principalmente a sequência didática e tentava encaixá-la na forma como percebia o trabalho desenvolvido na escola.

No Módulo 7, no material eletivo do Veredas, estudamos os projetos de trabalho e temos que fazer uma sequência didática no estágio docente obrigatório. Pronto! Nesse momento fiquei confusa mesmo porque eu achava que nunca tinha observado a realização de uma sequência didática na Escola da Serra. 

Com o caminhar dos estudos, fui compreendendo que os projetos de trabalho tem um assunto chamado detonador, que parte da curiosidade e da realidade das crianças. A partir das perguntas, é possível traçar uma sequência didática para dar condições, criar o meio, para que as crianças respondam as perguntas feitas e possam saciar sua curiosidade, construindo elas mesmas seu conhecimento, através de processos singulares de aprendizagem, mediados pela professora.

Percebi, assim, que a sequência didática que havia elaborado não dialogava com o Projeto Pedagógico da Escola da Serra e que era preciso criar uma situação de motivação (detonadora, disparadora) para que as crianças quisessem aprender sobre o tema proposto e começar, então, um projeto. E que eu corria o risco de o assunto não ser motivador para as crianças.


Ao compreender como eram realizados os projetos de trabalho, percebi também que já tinha observado várias sequências didáticas mas não as tinha reconhecido quando utilizadas dentro dos projetos. É bem parecido, mas é uma proposta sequencial muito mais aberta do que quando a sequência vem pronta para as crianças. Mais uma vez eu entendi que era eu quem precisava estudar mais e não que a escola não adotava formas de planejamento. Essa dúvida eu sempre tive e agora consigo compreender melhor o trabalho desenvolvido pela equipe pedagógica da Escola da Serra.

Leite (2005, p. 30) assim caracteriza o trabalho com projetos: "muda a forma de entender os conteúdos escolares, que passam de fim em si mesmos a instrumentos culturais valiosos para uma intervenção mais consciente na realidade em que se vive".
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário