domingo, 31 de maio de 2015

Construtivismo

O Projeto Político Pedagógico da Escola da Serra (2014, p. 11) assim define seus objetivos e sua prática pedagógica:

Guiamo-nos por uma proposta construtivista baseada, essencialmente, nos princípios epistemológicos formulados por Jean Piaget, incorporando contribuições de diversos outros autores como Vigotsky, Emília Ferreiro, Constance Kamii, Yves de La Taille, dentre outros. Temos de citar, ainda, as marcantes influências que recebemos de Antón Makarenko, Célestin Freinet, Paulo Freire, José Pacheco, Philippe Perrenoud e Fernando Hernández.

Durante o estágio, não conseguia compreender o motivo de uma teoria da Psicologia ter tanto impacto na Educação. Também não compreendia o motivo que levava as pessoas a falarem que Construtivismo não era método, era uma teoria.

Foi possível então, a partir do estágio supervisionado, feito em uma escola construtivista, conhecer melhor a prática docente nesse contexto. Na escola, as crianças são sempre convidadas a pensar sobre suas perguntas, sendo raríssimas as aulas expositivas. Todo material utilizado é explorado pelas crianças primeiro, e a avaliação é contínua, com o tempo organizado em ciclos. Essa organização se articula com a perspectiva construtivista do desenvolvimento, respeitando o tempo de cada criança para aprender um conteúdo e desenvolver competências. Além disso, o conhecimento é contextualizado, sendo que a realidade ou os interesses das crianças são considerados como ponto de partida para o trabalho de conteúdos em sala de aula.

No Módulo V, estudamos o Construtivismo de Piaget, o que esclareceu essas dúvidas. Goulart (2004), ao falar sobre as teorias psicogenéticas, explica que o desenvolvimento e a aprendizagem não são a mesma coisa, mas processos diferentes que se interrelacionam de forma dinâmica, ressaltando a importância dessa teoria para a Educação, porque trouxe novos olhares para o desenvolvimento e para a aprendizagem, influenciando, inclusive, a relação professor-aluno, uma vez que a criança e o adolescente são vistos como sujeitos ativos na construção de seu conhecimento.

Outra leitura que esclareceu para mim a relação entre o Construtivismo de Piaget e a Educação foi o livro Psicologia e Pedagogia. Nele, Piaget (1980) afirma que o conhecimento sobre as fases do desenvolvimento da criança pode ajudar os professores na sua prática docente. Nesse sentido, Piaget (1980, p.75) não propõe um método de ensino, mas coloca-se a favor do método ativo porque nele o professor aproveita as "condutas espontâneas dos alunos", considerando-as como parte do processo de aprendizagem.

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