No
estágio supervisionado pude observar que a Escola da Serra prioriza as
brincadeiras e os jogos na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do
Ensino Fundamental.
Uma
atividade que me chamou a atenção foi o Ciclo de Matemática, que
consiste em uma reorganização das turmas do 1º Ciclo, com critérios de
reagrupamento dos alunos, formando seis novos grupos. Cada grupo fica
com uma professora regente, que os acompanha até que mudem de grupo.O
Ciclo de Matemática trabalha, então, com jogos como recurso educativo
para o ensino de conteúdos matemáticos.
No
começo não conseguia compreender exatamente como era feito esse
trabalho. A partir da escolha do tema do meu Trabalho de Conclusão de
Curso (TCC) foi possível delimitar o tema ao estudo do funcionamento do
Ciclo de Matemática. A partir desse momento, estudando os temas
relacionados ao TCC — ciclos de formação, jogos, quadro atual do ensino
de Matemática — foi possível compreender melhor o uso de jogos como
recurso pedagógico e relacionar esse uso com a teoria construtivista,
compreendendo sua importância para a organização do tempo escolar em
ciclos e para o ensino de Matemática.
Segundo
Piaget, o jogo contribui para o desenvolvimento da criança, sendo
observado em todos os estágios do desenvolvimento e classificados em
jogos de exercício, jogos simbólicos e jogos de regras (PIAGET, 1978).
Em seu livro Psicologia e Pedagogia, Piaget (1980) fala que o jogos são
"assimilação do real à atividade própria [e que] se transformam pouco a
pouco em construção adaptadas, exigindo sempre mais de trabalho
efetivo."
Já
os ciclos de formação têm o objetivo trabalhar com a criança dando mais
tempo para o aprendizado, considerando os ritmos individuais de cada
uma (DALBEN, 2004). Essa perspectiva corresponde à teoria psicogenética
de Piaget que considera que podem haver variações de faixa etária na
passagem entre os estágios de desenvolvimento, mantendo-se constante a
ordem dos estágios (FLAVELL, 1965), ou seja, uma criança que está no
estágio operacional concreto, já deve ter passado pelos estágios
sensório-motor e pré-operacional.
Para
o estudo dos conteúdos matemáticos a serem trabalhados no 1º Ciclo, o
principal referencial utilizado foi o volume de Matemática dos
Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) que define, como conteúdos a
serem trabalhados nesse ciclo: números e operações; espaço e forma;
grandezas e medidas; tratamento da informação.
A partir, então, do conhecimento sobre o trabalho do Ciclo de Matemática, sobre a busca por fundamentos teóricos que justificassem o uso dos jogos como recurso educativo,
e sobre a organização do trabalho com conteúdos matemáticos em ciclos
de formação, foi possível compreender melhor a atividade e acompanhar o
trabalho das professoras.
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