domingo, 31 de maio de 2015

Educação Matemática

No estágio supervisionado pude observar que a Escola da Serra prioriza as brincadeiras e os jogos na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Uma atividade que me chamou a atenção foi o Ciclo de Matemática, que consiste em uma reorganização das turmas do 1º Ciclo, com critérios de reagrupamento dos alunos, formando seis novos grupos. Cada grupo fica com uma professora regente, que os acompanha até que mudem de grupo.O Ciclo de Matemática trabalha, então, com jogos como recurso educativo para o ensino de conteúdos matemáticos.

No começo não conseguia compreender exatamente como era feito esse trabalho. A partir da escolha do tema do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi possível delimitar o tema ao estudo do funcionamento do Ciclo de Matemática. A partir desse momento, estudando os temas relacionados ao TCC — ciclos de formação, jogos, quadro atual do ensino de Matemática — foi possível compreender melhor o uso de jogos como recurso pedagógico e relacionar esse uso com a teoria construtivista, compreendendo sua importância para a organização do tempo escolar em ciclos e para o ensino de Matemática.

Segundo Piaget, o jogo contribui para o desenvolvimento da criança, sendo observado em todos os estágios do desenvolvimento e classificados em jogos de exercício, jogos simbólicos e jogos de regras (PIAGET, 1978). Em seu livro Psicologia e Pedagogia, Piaget (1980) fala que o jogos são "assimilação do real à atividade própria [e que] se transformam pouco a pouco em construção adaptadas, exigindo sempre mais de trabalho efetivo."

Já os ciclos de formação têm o objetivo trabalhar com a criança dando mais tempo para o aprendizado, considerando os ritmos individuais de cada uma (DALBEN, 2004). Essa perspectiva corresponde à teoria psicogenética de Piaget que considera que podem haver variações de faixa etária na passagem entre os estágios de desenvolvimento, mantendo-se constante a ordem dos estágios (FLAVELL, 1965), ou seja, uma criança que está no estágio operacional concreto, já deve ter passado pelos estágios sensório-motor e pré-operacional.

Para o estudo dos conteúdos matemáticos a serem trabalhados no 1º Ciclo, o principal referencial utilizado foi o volume de Matemática dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) que define, como conteúdos a serem trabalhados nesse ciclo: números e operações; espaço e forma; grandezas e medidas; tratamento da informação.

A partir, então, do conhecimento sobre o trabalho do Ciclo de Matemática, sobre a busca por fundamentos teóricos que justificassem o uso dos jogos como recurso educativo, e sobre a organização do trabalho com conteúdos matemáticos em ciclos de formação, foi possível compreender melhor a atividade e acompanhar o trabalho das professoras.

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