domingo, 31 de maio de 2015

Plágio Acadêmico


Durante o estágio, observei que toda vez que um livro é lido para as crianças, desde a Educação Infantil, são apresentados os nomes dos autores e dos ilustradores. Essa prática me chamou a atenção porque é comum que autores e ilustradores sejam esquecidos na hora da narração de histórias.

A partir de informações sobre autoria, percebi que a Escola da Serra reconhece como autores os criadores dos textos e das ilustrações apresentados para as crianças. Isso insere uma dimensão ética na alfabetização e no letramento e a informação é apresentada de maneira adequada para cada faixa etária. Por exemplo, para as crianças são mostradas as fotos ou autorretratos dos autores/ilustradores.

Esse reconhecimento da autoria pode refletir, futuramente, na apropriação de textos de terceiros. O respeito pelos autores significa considerá-los como donos dos textos e não como aqueles que, ao publicarem seus textos, abrem mão da autoria ou sequer se importam com as formas como seus textos originais são veiculados...

Nesse sentido, há uma formação dos estudantes, da Escola da Serra, que converge para o reconhecimento da dimensão ética da leitura e da escrita, evitando assim possíveis infrações, como o plágio acadêmico, a autoria compadrio ou o que se chama "autoplágio" (publicar um mesmo texto mais de uma vez).

Plágio acadêmico significa que um autor (estudante, professor, qualquer pessoa que produz textos científicos) se apropria do texto de outro autor, de forma inadequada, substituindo o nome do verdadeiro autor pelo nome do plagiador o que, em um primeiro momento, levanta a suspeita sobre a má fé do plagiador, uma vez que há normas específicas para a citação, em trabalhos acadêmicos, dos autores consultados (DINIZ; TERRA, 2014).

Plágio, então, é fingir, mentir e enganar. Significa se apropriar indevidamente do que é de outra pessoa. Pode até ocorrer por ignorância, mas há também muitos casos de má fé nessa apropriação.

Na Educação, ensinar a escrita acadêmica ética faz parte da formação dos estudantes: ao citar corretamente os textos consultados, desenvolvem a capacidade de levantar dados, lê-los e interpretá-los de forma crítica e reescrevê-los dialogando com textos de outros autores, seguindo as normas específicas para a escrita científica. 






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