sexta-feira, 26 de junho de 2015

A indisciplina

Durante o estágio docente obrigatório, observei que há muitos casos de indisciplina e até de adoecimento nas crianças.

Em alguns momentos, eu mesma achava que eram crianças mimadas ou preguiçosas.

Sobre isso, Araújo (2004, p. 132-133) explica, com base na teoria freudiana, que os afetos podem ser realizados ou recalcados. Muitas vezes, uma criança indisciplinada ou com dificuldade de concentração pode, na verdade, estar passando por alguma dificuldade. Assim, a indisciplina, a falta de concentração e/ou a resistência para fazer as atividades pode ser o que aparece para as pessoas, mas no fundo, na dimensão psíquica, pode haver uma razão muito importante que está resultando nesse comportamento da criança.

Araújo (2004, p. 133) diz que os professores, muitas vezes, não fazem a pergunta: "Qual será o drama, o sofrimento escondido por detrás desse ato de indisciplina, da falta de concentração?".

Nenhum comentário:

Postar um comentário