quarta-feira, 3 de junho de 2015

Cooperação


Durante o estágio supervisionado, fiquei um ano como estagiária remunerada na Escola da Serra. No início de 2015, houve a organização dos ciclos de formação das turmas de 1º ciclo em duas: uma de alfabetização, com as crianças que tinham vindo da Ed. Infantil e outra multisseriada, com crianças de 7, 8 e 9 anos.

Um dos maiores desafios enfrentados foi organizar a turma para o horário das aulas. Como eram, ao todo, 56 crianças, era preciso, primeiro, que aprendessem a ficar em sala e a se concentrar na atividade. Como tudo o que é novidade deixa as crianças muito curiosas, foi um período de intenso trabalho de adaptação.

Quando eu comecei a observar a atitude das professoras, percebi que elas incentivavam o trabalho coletivo e a cooperação. Fui, então, buscar textos que falavam sobre o assunto e comecei a ler alguns artigos de Yves de La Taille. Em um desses artigos (LA TAILLE, 2001), o autor fala sobre a cooperação ao tratar da educação moral das crianças.

Fiquei, então, muito animada porque tinha, finalmente, entendido o que as professoras estavam fazendo. E fui para o estágio no dia seguinte. Quando subimos para as salas, logo no início da aula, as crianças estavam agitadas e conversando muito. Então, eu levantei a mão e a professora me deu a palavra. Perguntei, então:

— Quem sabe o que é cooperar?

Uma aluna levantou a mão e disse:

— É ajudar o outro, fazer as coisas junto com o colega.

Eu falei:

— Muito bem, cooperar significa operar com, isso mesmo, trabalhar em conjunto ajudando o colega.

Foi quando percebi que as crianças estavam em silêncio olhando para mim com uma cara de quem não tinha entendido absolutamente nada... Nem eu entendi a situação.

Mais tarde, estudando Piaget, fui compreender. Essas crianças estão no operatório concreto, portanto, precisam de situações concretas para aprender (Goulart, 2004). A forma como eu falei foi muito abstrata para elas, o que poderia ser compreendido mais tarde, a partir dos 11, 12 anos, no estágio operatório formal.

Algumas semanas depois, relendo La Taille (2001) foi possível aprender que a cooperação se desenvolve nos trabalhos em grupo, nas relações. Então, a melhor forma de ensinar as crianças a cooperar é promover situações em que elas possam interagir com outras pessoas.

Hoje eu acho isso muito engraçado e, com o tempo, a partir das situações concretas experimentadas em sala e em outros espaços escolares, as crianças foram desenvolvendo a cooperação nas atividades coletivas.


 Créditos da Imagem: Iara


Nenhum comentário:

Postar um comentário