sexta-feira, 26 de junho de 2015

"Pensar sobre a docência e a formação docente" - Profa. Samira Zaidan

Uma das minhas grandes inquietações é a formação e a valorização docentes. Percebo que a base da Educação é a oferta de um ensino de qualidade. Mas... O que é qualidade? 

Durante o curso, ao estudar o projeto político pedagogico, percebi que é possível que cada escola tenha um conceito diferente para a qualidade da Educação. Mas há também características previstas por lei como a Constituição Federal (CF, 1988) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, 1996).

A partir dessas leis, pode-se compreender que o acesso e a permanência na escola estão intimamente relacionados ao exercício da cidadania e à preparação para o trabalho. Sobre este último, considero aqui o conceito marxista de trabalho humano, planejado, com causalidades e finalidades. Ou, nas palavras de Azzi (2004, p. 45), "a Educação escolar de qualidadede [é aquela] que assegura àqueles que a ela têm acesso a aquisição, o desenvolvimento e o domínio dos conhecimentos, das competências e habilidades curriculares".


Tive muitas dúvidas esclarecidas ao assistir à uma conferência promovida pelo Projeto "Pensar a Educação, Pensar o Brasil". e que faz parte de um ciclo de conferências intitulado "Das Escolas Normais à Pós-Graduação: 100 anos de formação de professores no Brasil". A conferência do dia 25 de junho de 2015 foi proferida pela Professora Samira Zaidan, da UFMG. Vale muito assistir.



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